A comitiva do Governo do Rio Grande do Sul concluiu no sábado (24/5) a missão oficial ao Peru voltada à troca de experiências em preparação e resposta a emergências climáticas. Com duração de três dias, a agenda foi promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e teve como objetivo principal conhecer boas práticas de acolhimento humanitário em desastres, com ênfase em inundações.
Durante o intercâmbio, os representantes gaúchos participaram de reuniões e visitas técnicas em instituições locais como o Centro Nacional de Operações de Emergência (Coen), de campo, no distrito de Chorillos, acompanhados de autoridades locais, ligadas à gestão de riscos. A finalidade foi conhecer ferramentas técnicas de preparação. A escolha do Peru como país anfitrião se deu por sua ampla experiência no enfrentamento de desastres naturais, como o Ciclone Yaku (2023), o fenômeno El Niño Costeiro (2017) e enchentes históricas ligadas ao fenômeno El Niño, como as de 1997 e 1983.
A missão também estreitou os laços de cooperação internacional na área de gestão de riscos e acolhimento humanitário.
A comitiva foi formada também pelo assessor técnico do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), Antonio Paulo Cargnin; o diretor de Habitação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Jonatas Lopes; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec 8), tenente-coronel Helio Schauren Junior; o prefeito de Encantado, Jonas Calvi; além de representantes do sistema Fecomércio/RS e Sesc/RS.
Comentários: